No passado dia 16 de Agosto do corrente ano, decorreu na Província de Maputo, Distrito de Namaacha, a cerimónia de reabertura do tráfego rodoviário da ponte sobre o rio Nkalatchana, na Estrada Nacional Número 3, que liga Moçambique e Eswatini.
A cerimónia foi presidida por Sua Excelência a Vice-Ministra das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos (MOPHRH), Cecília Chamutota. Na ocasião, a governante salientou que a iniciativa faz parte de um amplo programa de reconstrução de infraestruturas destruídas durante a última época chuvosa, o qual está sendo implementado pelo Executivo em várias províncias do País.
Orçada em cerca de 57 Milhões de Meticais, a reabilitação tinha como objectivo restabelecer a transitabilidade da via que liga as localidades de Impaputo e Goba, por forma a assegurar a circulação de viaturas.
A intervenção foi necessária devido às cheias e inundações registadas, em Fevereiro último, na Província de Maputo que causaram danos significativos à ponte, resultando no assentamento de um dos pilares e na destruição do encontro do lado de Goba devido à erosão, o que tornou a via intransitável.
Os trabalhos envolveram a construção de dois maciços de apoio sobre o tabuleiro existente e um encontro em betão armado no lado de Goba, para permitir o lançamento e montagem de uma ponte metálica com 60 metros de comprimento. Além disso, foram erguidas rampas de acesso, um muro de contenção em gabiões ao longo do talude e realizada a recuperação da área erodida no tardoz do encontro colapsado da ponte danificada.
A supervisão dos trabalhos foi confiada à TÉCNICA Engenheiros Consultores, Lda., cuja responsabilidade consistiu em garantir a boa execução e qualidade dos trabalhos e implementar as medidas de Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho.
A obra teve início no mês de Abril e se estendeu por um período de 4 meses.
Importa referir que a ponte do Calichane constitui um dos corredores de desenvolvimento da SADC, uma vez que permite a ligação entre Moçambique e Eswatini, assim como a África do Sul.