Estão em curso as obras de electrificação do Posto Administrativo de Meluluca, no Distrito de Lago, Província de Niassa, financiadas pelo Governo de Moçambique através do FUNAE – Fundo de Energia.
O projecto insere-se no Programa do Acesso Universal à Energia Eléctrica, que visa expandir o acesso à energia eléctrica nacional às áreas peri-urbanas e rurais em todo o País até 2030.
Espera-se que a ligação à rede nacional em Meluluca beneficie cerca de 1250 novos consumidores, que residem em aldeias e povoados ao longo do trajecto das linhas de média tensão, o que certamente irá contribuir para o bem-estar da população e impulsionar o desenvolvimento sócio-económico da região.
Serão construídos 30 quilómetros de rede de média tensão de 33kV e 10 quilómetros de rede de baixa tensão. Além disso, serão montados 5 postos de transformação e instalados 200 candeeiros de iluminação pública.
As obras estão a ser fiscalizadas pela TÉCNICA que faz o acompanhamento do progresso dos trabalhos, controlo da aquisição dos materiais, avaliação da qualidade da empreitada e verificação do cumprimento das regras de Higiene e Segurança no Trabalho, assim como das normas de salvaguarda ambiental.
De modo geral, já foram finalizadas as etapas de piquetagem e desmatação. No momento, encontram-se em andamento os trabalhos de abertura de buracos, implantação de postes e fixação de travessas do tipo L e U ao longo de todo perfil das linhas.
Prevê-se que os trabalhos tenham uma duração de 15 meses, com a previsão de conclusão no primeiro semestre deste ano.