Inaugurada a Central Mini-Hídrica de Luaice

O Presidente da República Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou no passado dia 19 de Setembro, a Central Mini-Hídrica de Luaice, localizada na Vila de Meponda, na Província de Niassa.

Na ocasião, Filipe Nyusi destacou que o empreendimento alinha-se com o compromisso do Governo de Moçambique em promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão social, visando a criação de oportunidades económicas e a melhoria da qualidade de vida da população.

Orçado em mais de 500 milhões de meticais e financiado pelo Governo de Moçambique, o empreendimento possui uma potência nominal instalada de 500 kW e deverá produzir anualmente 2,9 GWh de energia, beneficiando cerca de 1.500 novos consumidores.

O empreendimento representa uma etapa progressiva na melhoria do acesso à energia e insere-se no âmbito do Programa de Acesso Universal à Energia Eléctrica, que visa expandir o acesso à electricidade nas áreas peri-urbanas e rurais de todo o País até 2030.

A TÉCNICA orgulha-se de ter estado associada à construção deste aproveitamento hidroeléctrico, onde foram realizadas as seguintes intervenções:

* Abertura e alargamento de um acesso de 12 quilómetros, ligando a estrada nacional à zona do empreendimento;
* Construção de um açude de betão do tipo gravidade, com 115 metros comprimento de coroamento;
* Construção de uma tomada de água localizada junto ao encontro esquerdo;
* Construção de um canal de adução com cerca de 340 metros;
* Construção de uma câmara de carga com capacidade máxima de 265 metros cúbicos;
* Instalação de uma conduta forçada com 113 metros de comprimento e 900 mm de diâmetro;
* Construção de uma central hidroeléctrica equipada com uma turbina do tipo Crossflow, capaz de gerar até 500 kW de potência máxima, além dos equipamentos necessários para a produção de energia eléctrica em baixa e média tensão.

Estamos gratos ao Fundo de Energia (FUNAE, FP) pela confiança depositada na TÉCNICA para a fiscalização da construção deste empreendimento, permitindo-nos assim contribuir para o desenvolvimento de Moçambique.