Novo Edifício do Departamento de Geologia da UEM

Está em processo de conclusão a construção do novo edifício do Departamento de Geologia e Administração da Faculdade de Ciências no Campus Principal da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), na Cidade de Maputo, avaliado em cerca de 7.5 milhões de dólares americanos.

O projecto, erguido em quatro pisos, é constituído por três blocos, compreendendo salas de aulas, laboratórios, gabinetes e um auditório com capacidade para 144 pessoas. Um dos blocos é destinado à Administração da Faculdade de Ciências e dois ao Departamento de Geologia.

Os três blocos estão interligados através de áreas comuns, que incluem, casas de banho, salas de informática e reuniões, uma biblioteca e dois museus. O empreendimento é completado com um parque de estacionamento para viaturas.

À TÉCNICA — Engenheiros Consultores, Lda, foi confiada a supervisão dos trabalhos e o controlo dos assuntos referentes ao cumprimento das obrigações do contrato de empreitada. Para além disso a TÉCNICA ocupou-se do cumprimento do programa de trabalhos, controlo de custos, qualidade dos trabalhos realizados e da implementação de medidas de Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho, dentre outros.

O projecto iniciou-se em Abril 2020, mas sofreu uma paragem de aproximadamente um ano devido à pandemia da Covid-19. Os trabalhos foram retomados em Abril de 2021 e actualmente encontram-se a cerca de 93% de execução.

De modo geral os trabalhos estão em fase conclusiva, sendo que as actividades em curso são a instalação de aparelhos sanitários, cablagem de alimentação eléctrica, montagem de aparelhos de ar condicionado, gerador, elevador, bombas de abastecimento de água e de combate a incêndios e trabalhos de acabamentos na pavimentação exterior e jardinagem.

Espera-se que os trabalhos estejam concluídos em breve, sendo que o edifício em construção será uma mais valia para a Faculdade de Ciências da UEM.