PELOS 45 ANOS DE SERVIÇOS PRESTADOS À UEM Prof. Doutor Carlos Quadros é Homenageado com Honra e Reconhecimento

No dia 18 de Maio do corrente ano, decorreu na Faculdade de Engenharia a cerimónia de homenagem ao Prof. Doutor Carlos Quadros, em reconhecimento dos 45 anos de serviços prestados à Universidade Eduardo Mondlane (UEM).

A cerimónia contou com a presença de autoridades académicas, representantes de diversas organizações e empresas e colegas da TÉCNICA — Engenheiros Consultores, Lda, estudantes, amigos e familiares.

A cerimónia foi dirigida pelo Prof. Doutor Dinis Luís Juízo, Director da Faculdade de Engenharia da UEM e muito bem organizada pela Mestre Roxan Cadir, Directora Adjunta para Investigação e Extensão da mesma Faculdade.

O Prof. Doutor Jorge Nhambiu, Professor Associado da UEM e Ex-Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, procedeu à leitura do perfil académico e profissional do Prof. Carlos Quadros. Durante a sua apresentação, referiu que a trajectória do Prof. Carlos Quadros iniciou em 1972, quando ingressou como estudante de engenharia civil na UEM, tendo concluído o grau de licenciatura em 1977.

Destacou ainda que 1985, o Prof. Carlos Quadros concluiu o Doutoramento em Geotecnia na Escola Superior de Construção e Arquitectura em Weimar, na República Democrática Alemã (RDA), com uma classificação final de “muito bom”, cuja tese abordou o tema “Comportamento Sísmico de Barragens de Aterro sobre Fundações Granulares”.

O Prof. Doutor Jorge Nhambiu, sublinhou ainda que o Prof. Doutor Carlos Quadros foi responsável pela condução e execução de diversos projectos relevantes, desde a concepção até à sua implementação. Ao longo da sua carreira, participou na criação de mais de 10 empresas, que resultaram na geração de emprego para mais de 400 pessoas.

Uma figura emblemática da engenharia moçambicana

No decurso da cerimónia, os estudantes tiveram a oportunidade de partilhar seus testemunhos sobre as experiências e momentos vividos na sala de aula. Para os estudantes, o Prof. Carlos Quadros é um dos melhores engenheiros do País, por cultivar no seio deles a busca pelo conhecimento e o interesse pela engenharia civil.

A Associação Moçambicana de Geotecnia (SMG), da qual o Prof. Carlos Quadros é membro fundador e presidente, esteve representada pela Eng.ª Olga Honchar que destacou o comprometimento e a liderança exemplar do Prof. Carlos Quadros no fortalecimento e crescimento da SMG. A SMG tem realizado esforços significativos para promover o conhecimento e a prática da engenharia geotécnica no País.

Já a Sociedade Internacional de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ISSMGE) marcou presença através dos ilustres Professores Mounir Bouassida, da Tunísia, e Pedro Sêco e Pinto, de Portugal, ambos membros destacados da ISSMGE. Nas suas intervenções, destacaram o brilhante legado do Prof. Carlos Quadros, reconhecendo sua energia prodigiosa e intelecto exemplar, bem como sua imensa contribuição para o avanço do conhecimento na mecânica dos solos e engenharia geotécnica em Moçambique e em outros países da África.

Por outro lado, o Eng. Sidney de Abreu, representando a TÉCNICA, destacou as qualidades de liderança do Prof. Carlos Quadros, tanto na faculdade como no meio empresarial. Ele frisou que o trabalho e as habilidades técnicas do Prof. Carlos Quadros impulsionaram a conquista de metas tangíveis e ambiciosas, deixando uma marca indelével em todos aqueles que tiveram a oportunidade de trabalhar com ele.

Prof. Doutor Carlos Quadros: Um “Eterno Mestre” segundo colegas e amigos

Amigos e colegas de profissão que tiveram a oportunidade de trabalhar com o Prof. Carlos Quadros ao longo dos 45 anos consideram-no um “Eterno Mestre”, devido às suas valiosas contribuições para o desenvolvimento da engenharia civil no País. Para além disso, admiram-no por sua disciplina, poder de reflexão, liderança com um elevado senso crítico e compromisso com a excelência.

Na sua intervenção, o Prof. Carlos Quadros, expressou gratidão pela homenagem e salientou que estará sempre disponível para prestar apoio a todos os estudantes e colegas. Dirigindo-se particularmente aos docentes da Faculdade de Engenharia, destacou a importância da produção e partilha de conhecimento através de publicações e palestras que tornam os autores conhecidos e aumentam o prestígio da Faculdade. A este propósito referiu que “tal como o papagaio que só tem valor quando fala” assim se mede o valor dos docentes e investigadores.

O Prof. Carlos Quadros acrescentou que ao passar à reforma sente que cumpriu a sua missão. No entanto, reconheceu que existem algumas acções que gostaria de ter concretizado, tais como a construção de novas instalações da Faculdade de Engenharia da UEM e a realização de pesquisas sob contrato em áreas emergentes, como energias renováveis, robótica, automação e aplicações remotas por meio de satélites e drones expressando o desejo que se realizem no futuro breve.

 O Reconhecimento ao Prof. Doutor Carlos Quadros

Durante a cerimónia, o Prof. Carlos Quadros, foi agraciado com um diploma de honra e presenteado como gesto de reconhecimento pela sua notável contribuição à instituição.

A cerimónia foi marcada por momentos de celebração e descontracção, que incluíram o corte de bolo e um brinde. Esses momentos proporcionaram aos participantes a oportunidade de expressar individualmente a sua admiração e gratidão pelos notáveis feitos do Prof. Carlos Quadros.

Além de sua actividade académica, o Prof. Doutor Carlos Quadros é Director Geral da TÉCNICA e é membro de organizações profissionais de grande importância, como a Ordem dos Engenheiros de Moçambique, a Sociedade Moçambicana de Geotecnia (SMG), a Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG), a Deutsche Gesellschaft für Geotechnik (DGG) — (Sociedade Alemã de Geotecnia) e o Comité Nacional do Betão (CNB).